3. FRED ASTAIRE





Fred Astaire

Frederick Emmanuel Austerlitz, nasceu em 10/05/1899 na cidade de Omaha, Estados Unidos e faleceu em 22/06/1987 em Los Angeles, conhecido no mundo inteiro como Fred Astaire, considerado o dançarino mais influente na história do cinema mundial. Sua carreira durou 76 anos entre palco, cinema e televisão, atuou em 10 musicais da Broadway e participou de 31 filmes musicais, 4 especiais de televisão, e lançou inúmeras canções teve muitos partner, porém sua mais memorável parceria foi a maravilhosa Ginger Rogers.
Quando Hollywood completou 100 anos escolheu suas 100 estrelas encantadas e entre elas em 5º lugar está Fred Astaire. Uma das estrelas também mais conceituada na história do cinema Gene Kelly, declarou que a história da dança no cinema nasce realmente com Fred Astaire.
A dança tem a proporção de hoje, sendo considerada até mesmo uma disciplina física completa por alguns especialistas, indicada por inúmeros médicos como o condicionamento perfeito, por que inclui o movimento com o prazer que a dança proporciona, a combinação perfeita só foi possível chegar nesse patamar com a inclusão da dança na vida cotidiana da pessoa comum, antes tudo era considerado Ballet Clássico, ou Ópera, muito difícil de ser alcançada ficando somente restrita a alta sociedade. E quando ela chega ao cinema, e o mundo começa a analisar que tudo é possível, a dança inicia a fase de cotidiano comum.
Porém ainda temos muito para estudar e chegar a um consenso comum no mundo.
A partir de Astaire muitos dançarinos e coreógrafos, incluindo Rudolf Nureyev, Sammy Davis Jr., Michael Jackson, Gregory Hines e Mikhail Baryshnikov, George Balanchine, Jerome Robbins, Madhuri Dixit e Bob Fosse, que chamaram Astaire de "ídolo", também reconheceram sua influência.
Fred foi reconhecido pelo seu talendo já como dançarino, quando fazia duo com sua irmã em uma apresentação que foi elaborada para adolescentes que ensinavam a dançar e a cantar.
Fizeram muito sucesso mais o cinema americano não estava prontos pra eles, então eles foram se apresentar em Londres na Inglaterra, firam por lá muitos anos, foi quando sua irmã Adele Astaire se casou com lord, deixando a dupla, sem saber o faria Fred voltou para os Estados Unidos, e tentou novamente a sorte com o cinema américa, desta vez não só dançando mais cantando uma de suas mais famosas músicas, então assim nasceu o maravilhoso a estrela da dança e da canção do cinema "Night and Day", de Cole Porter, interpretado por Fred Astaire.
Fred na verdade não tinha chamado muita a atenção de hollywood por que o par romântico com Adele não convencia, mas com Claire Luce sua primeira parceira tudo mudou, e a peça Gay Divorce foi um estrondoso sucesso. Sendo transformada em filme em 1934. E trocando sua parceira de dança iniciando assim uma parceria que ficou para a história cinematográfica Ginger Rogers.

Astaire revolucionou a dança no cinema ao ter total autonomia sobre sua apresentação. Ele é creditado por duas inovações importantes nos primeiros filmes musicais. Primeiro, ele insistiu que uma câmera monotrilho filmasse de perto uma coreografia de dança no menor número de tomadas possíveis, normalmente com apenas de quatro a oito cortes, mostrando os dançarinos por inteiro todo o tempo. Isso dava a ilusão de uma câmera quase estacionária filmando uma dança inteira em uma única tomada. Astaire ficou famoso pela frase: "Ou a câmera dança, ou eu danço." Astaire manteve essa política de The Gay Divorcee, em 1934, até seu último filme musical, Finian's Rainbow, em 1968, quando o diretor Francis Ford Coppola rejeitou sua exigência.

O estilo de sequências de dança de Astaire permitiu que o espectador acompanhasse os dançarinos e a coreografia em sua totalidade. Este estilo diferia notavelmente daqueles nos musicais de Busby Berkeley. As sequências desses musicais eram preenchidas com tomadas aéreas extravagantes, dezenas de cortes de tomadas rápidas, e zooms em áreas do corpo, como braços ou pernas.

Astaire envolveu o contexto da dança; ele era irredutível de que todas as coreografias de música e dança fossem parte integrante do enredo do filme. Em vez de usar a dança como um espetáculo, como Busby Berkeley fazia, Astaire usou-a para levar o enredo adiante. Tipicamente, um filme de Astaire incluía pelo menos três danças padrão. Uma era uma performance solo de Astaire, que ele chamava de seu "golpe solo". Outra era uma coreografia de dança cômica, em parceria. Finalmente, ele incluía uma coreografia de dança romântica, em parceria.
Astaire quis se aposentar após a morte de sua esposa em 1947, mas a produtora de filmes convenceu-o a prosseguir. Por fim, Astaire anunciou que estava se aposentando da dança no cinema em 1968. Seu legado a essa altura eram 30 filmes musicais em 25 anos. Mas o que quero que todos os alunos prestem atenção é que Fred Astaire é o motivo do cinema apresentar tantos musicais e tantos outros até hoje filmes de dança, despertando as pessoas para dançar não importa o estilo. Antes de Fred Astaire estrear no cinema, os dançarinos apareciam nos filmes apenas "em partes": os pés, as cabeças e os torsos eram compostos na sala de edição.  
Qual o estilo de Fred Astaire, é uma mistura entre ballet clássico, afinal ele tem uma postura valsada ao dançar, uma elegância única, ele também carrega a flexibilidade e agilidade constante existente num bailado contemporâneo, ele tem um quê de dança de salão e agilidade dos pés que diríamos é um sapateado, porém não o sapateado convencional, com Fred Astaire também temos esse estilo despojado do sapateado hoje conhecido como “Sapateado Americano”, sem as constância de marcha existente no sapateado irlandês.

by: VilmaLS