6. FANNY ELSSLER
Franziska Elssler, conhecida
mundialmente como Fanny Elssler, nasceu em 23/07/1810 na Austria e faleceu em
27/11/1884 em Viena, bailarina conceituada no período romântico da dança.
Aprendeu a bailar aos 7 anos de idade juntamente com filhas dos nobres austríacos,
já que seus pais trabalhavam para família real na época.
De uma educação extremista, seguiu
carreira juntamente com a irmã, podendo viajar e conhecer vários países do
mundo.
Em 1834, Elssler é convidada a fazer
parte do Ballet du Théâtre de l'Académie Royale de Musique (hoje conhecido como
Paris Opera Ballet), um passo que ela esperava com muita apreensão por conta da
supremacia de Marie Taglioni, No entanto, Elssler e Taglioni eram bailarinas
excepcionalmente diferentes, despertando a curiosidade daquela escola e
companhia de dança. Taglioni era conhecida como danseur ballonné (dança
inchada, que quer dizer vinda de família e geração de bailarinos), que representava
a leveza de seus saltos e saltos. Elssler, por outro lado, distinguiu-a
dançando com a precisão em que executava pequenos passos e rapidez nessa
execução. O tipo de dança de Elssler era conhecido como danse tacquetée (dança
esfarrapada, que quer dizer bailarino sem origem). Os resultados de suas
performances, no entanto, foram outro triunfo para Elssler e o eclipse
temporário de Taglioni.
Foi notável em sua performance do
espanhol Cachucha (do ballet Le Diable boiteux) de 1836 Coralli / Gide que
Elssler superou todos os rivais. Elssler não era espanhola, mas suas
performances na Cachucha estavam cheias de fogo e vida sensual. O poeta
Théophile Gautier a chamou de dançarina "pagã" por causa de suas
apresentações na Cachucha, justapostas a Taglioni, a bailarina
"cristã", que não quebrava regras do ballet. Essler foi uma bailarina
de renome reconhecida no mundo inteiro por ser a primeira a quebrar regras a
tanto estabelecidas pelos franceses, ela trazia uma energia nova e sensual ao
ballet como era conhecido sempre tudo tão certinho.
Em 1840, ela viajou com sua irmã para
Nova York para uma turnê organizada por Henry Wikoff, e depois de dois anos de
sucesso, eles retornaram à Europa. Enquanto estava na cidade de Nova York,
Fanny jantou e foi escoltada por John Van Buren, filho do presidente dos
Estados Unidos, Martin Van Buren . Em Washington DC, o Congresso foi fechado
para que ninguém precisasse perder o desempenho de Elssler. Elssler com o seu
papel em "o Sylphide levou muitos membros da platéia às lágrimas, até
Elssler os contratos não podiam ser opinados pelas bailarinas sempre eram
tratados junto aos técnicos e coreógrafos não existia até ali o personagem
empresário, ou até mesmo o próprio artista, porém sua estadia nos EUA, mudou
definitivamente tudo isso, sendo que os honorários artísticos do bailarino
principal passou a ser tratado diretamente com ele ou com seu representante
legal.
Em 1845, ela foi convidada para se
apresentar junto com suas rivais Marie Taglioni, Carlotta Grisi e Fanny Cerrito
no Pas de Quatre de Jules Perrot em Londres, mas recusou-se perdendo assim uma
das apresentações mais conhecidas pelo ballet romântico. Mas Elssler naquela
época já tinha acumulado uma pequena fortuna, a qual possibilitou sua retirada
dos palcos se estabelecendo perto de Hamburgo. Fanny foi cortejada por nobres,
foi conhecida por sua delicadeza e beleza no mundo inteiro, fez da dança, um
meio para alcançar seus fins, morreu em Viena em 27 de novembro de 1884, aos 74
anos, onde havia estabelecido residência e montado uma pequena escola de ballet.
Fanny Elssler foi interpretada por Lilian Harvey no filme alemão de 1937 do
título que levava seu nome Fanny Elssler, porém Lya Mara já havia interpretado
ela no filme mudo de 1920 que também levou seu nome Fanny Elssler.
by: Vilma LS
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