6. FANNY ELSSLER




Franziska Elssler, conhecida mundialmente como Fanny Elssler, nasceu em 23/07/1810 na Austria e faleceu em 27/11/1884 em Viena, bailarina conceituada no período romântico da dança. Aprendeu a bailar aos 7 anos de idade juntamente com filhas dos nobres austríacos, já que seus pais trabalhavam para família real na época.
De uma educação extremista, seguiu carreira juntamente com a irmã, podendo viajar e conhecer vários países do mundo.

Em 1834, Elssler é convidada a fazer parte do Ballet du Théâtre de l'Académie Royale de Musique (hoje conhecido como Paris Opera Ballet), um passo que ela esperava com muita apreensão por conta da supremacia de Marie Taglioni, No entanto, Elssler e Taglioni eram bailarinas excepcionalmente diferentes, despertando a curiosidade daquela escola e companhia de dança. Taglioni era conhecida como danseur ballonné (dança inchada, que quer dizer vinda de família e geração de bailarinos), que representava a leveza de seus saltos e saltos. Elssler, por outro lado, distinguiu-a dançando com a precisão em que executava pequenos passos e rapidez nessa execução. O tipo de dança de Elssler era conhecido como danse tacquetée (dança esfarrapada, que quer dizer bailarino sem origem). Os resultados de suas performances, no entanto, foram outro triunfo para Elssler e o eclipse temporário de Taglioni.

Foi notável em sua performance do espanhol Cachucha (do ballet Le Diable boiteux) de 1836 Coralli / Gide que Elssler superou todos os rivais. Elssler não era espanhola, mas suas performances na Cachucha estavam cheias de fogo e vida sensual. O poeta Théophile Gautier a chamou de dançarina "pagã" por causa de suas apresentações na Cachucha, justapostas a Taglioni, a bailarina "cristã", que não quebrava regras do ballet. Essler foi uma bailarina de renome reconhecida no mundo inteiro por ser a primeira a quebrar regras a tanto estabelecidas pelos franceses, ela trazia uma energia nova e sensual ao ballet como era conhecido sempre tudo tão certinho.
Em 1840, ela viajou com sua irmã para Nova York para uma turnê organizada por Henry Wikoff, e depois de dois anos de sucesso, eles retornaram à Europa. Enquanto estava na cidade de Nova York, Fanny jantou e foi escoltada por John Van Buren, filho do presidente dos Estados Unidos, Martin Van Buren . Em Washington DC, o Congresso foi fechado para que ninguém precisasse perder o desempenho de Elssler. Elssler com o seu papel em "o Sylphide levou muitos membros da platéia às lágrimas, até Elssler os contratos não podiam ser opinados pelas bailarinas sempre eram tratados junto aos técnicos e coreógrafos não existia até ali o personagem empresário, ou até mesmo o próprio artista, porém sua estadia nos EUA, mudou definitivamente tudo isso, sendo que os honorários artísticos do bailarino principal passou a ser tratado diretamente com ele ou com seu representante legal.

Em 1845, ela foi convidada para se apresentar junto com suas rivais Marie Taglioni, Carlotta Grisi e Fanny Cerrito no Pas de Quatre de Jules Perrot em Londres, mas recusou-se perdendo assim uma das apresentações mais conhecidas pelo ballet romântico. Mas Elssler naquela época já tinha acumulado uma pequena fortuna, a qual possibilitou sua retirada dos palcos se estabelecendo perto de Hamburgo. Fanny foi cortejada por nobres, foi conhecida por sua delicadeza e beleza no mundo inteiro, fez da dança, um meio para alcançar seus fins, morreu em Viena em 27 de novembro de 1884, aos 74 anos, onde havia estabelecido residência e montado uma pequena escola de ballet. Fanny Elssler foi interpretada por Lilian Harvey no filme alemão de 1937 do título que levava seu nome Fanny Elssler, porém Lya Mara já havia interpretado ela no filme mudo de 1920 que também levou seu nome Fanny Elssler.

by: Vilma LS

2. TESTE