2. AGRIPINA YAKOVLEVNA VAGANOVA






Turma de Ballet – Agripina Vaganova




Agrippina Yakovlevna Vaganova

Alguns bailarinos nem são tão bons ou são bons e nem tão conhecidos, talvez Agripina seja uma dessas situações, nasceu em São Petersburgo na Rússia em 1879 e faleceu em 1951. Agripina não foi considerada uma grande bailarina, mas ela foi a primeira professora de ballet clássico, a misturar métodos de ensino e criar o seu próprio. Hoje conhecido mundialmente por ser a técnica Russa, Agripina Vaganova formou bailarinos maravilhosos pelo mundo inteiro com seu próprio método de ensino.

O método Vaganova surgiu em meio às questões advindas da revolução russa no início do século 20 e resultou numa mudança de como o ballet era visto na Rússia. O método Vaganova trouxe a fluidez e expressividade dos braços e torsos do método francês, e os giros e saltos virtuosos do método italiano, assim como o estudo bem planejado, sem, no entanto, ter um conjunto de exercícios rigorosamente predeterminados, como no método Cecchetti o método Italiano.
Em vez disso, no método Vaganova, cada professor desenvolve sua própria aula e grade desde que os alunos no final consigam aprender todos os exercícios e desenvolver uma estrutura corporal adequada, porém o método Vaganova é conhecido como o método mais rígido e exigente do mundo inteiro.

Agripina estudou na escola imperial russa em 1888, Instituição fundada por Czares, o ballet não foi fácil para Vaganova, nos seus primeiros anos como aluna; mas, lentamente, por meio de sua própria força de vontade, ela conseguiu acompanhar a ilustre companhia de Ballet Imperial após sua formatura. A essa altura, ela alcançava o posto de solista, sendo apelidada de Rainha das Variações, pelo seu nível de técnica e seu virtuosismo ilimitado, com seus saltos e baterias. A variação que dançou no ballet “La Bayadère” é conhecida como Variação de Vaganova.
Apesar de possuir técnica perfeita, Vaganova não era considerada uma mulher bonita e, de acordo com a sociedade da época, não tinha belas linhas ao dançar, tendo, inclusive, uma cabeça grande. Motivo que a desmotivou tendo também a colaboração do maestro Petipa, na época ele falava muito mal de agripina por que segundo ele, ela não era harmônica ao dançar desmerecendo suas obras. Nos diários de Petipa, foi encontrado palavras como “terrível”, “pavorosa” e “cabeção”.

Mas em 1915 o mestre de ballet Nikolai Legat, escalou Agripina para interpretar a personagem Deusa Niriti na peça de Petipa “O Talismã”. Ela foi considerada o maior sucesso, porém um ano depois com o cargo de primeira bailarina do Ballet Imperial Russo, Agripina decide aposentar-se dos palcos passando a montar seu legado nas salas de aula. Durante 30 anos ela reuniu técnicas de todo o mundo bailarinísticos da época, montando por fim sua variação de ballet, o que ela não sabia é que hoje é uma das melhores técnicas do mundo na dança. Em 1920 Agripina institui a obra de cabeceira de todo bom professor de dança clássica, o livro chamado “The Foundation of Dance” (A Fundação da Dança), mais comumente conhecido como “Basic Principles of the Russian Classical Dance” (Princípios Básicos da Dança Clássica Russa), que delineou sua técnica e método de treinamento.

by: VilmaLS